top of page

Ouarzazat, a porta do deserto

Saímos de Marraquexe na manhã do dia 17/4. Pegamos o ônibus para Ouarzazat às 10h, por 80dhs o bilhete. Chegamos no meio da tarde e fomos para o hotel Marmar. Muito bom, confortável, banheiro ótimo e com preço excelente.


Na primeira caminhada que fizemos pela cidade nos sentimos bem. Um lugar tranquilo, com ruas amplas e sem o corre-corre de cidade grande. Ali a população é de maioria Bérbere, com um jeito mais calmo e amigável do que os árabes, que são maioria no norte do país.


No dia seguinte fomos para Ait BenHadou, uma construção antiga, de adobe, que eles chamam de kasbah, que são casas construídas grudadas uma nas outras e formam imensos edifícios.


Na cidade um taxi particular cobra 300dhs para te levar a Ait BenHadou. Os taxis coletivos são bem mais baratos, mas esqueça o conforto. Pagamos 10dhs por pessoa até Tabhat e depois pegamos outro taxi até Ait Benhadou por 10 dhs por pessoa. Descemos na parte nova e atravessamos o rio até o kashba. Pagamos 10dhs por pessoa porque entramos pela parte do museu. Caminhamos pelas vias estreitas e pudemos ver a ciência da construção onde só há terra e pedra disponível. Subimos até o topo do morro onde há uma vista incrível para as montanhas do deserto e o vento sopra constante.


A cidade já foi cenário para muitos filmes. Nas redondezas pode-se visitar os estúdios onde estão os restos dos cenários. Fomos ao estúdio Atlas e passeamos por cenários de cidades antigas e palácios do Egito e muitos outros lugares que só a indústria cinematográfica consegue erguer. O passeio pelo lugar, com o guia, custa 50 dhs por pessoa e dura cerca de 1h.


Também vale a pena conhecer o Museu do Cinema. É um lugar que concentra cenários que foram utilizados em diversos filmes e são conservados. Por 30 dhs por pessoa a entrada pode-se ficar quanto tempo quiser por não há guias. E tem trilha sonora que deixa o ambiente mais bucólico.


Em frente ao museu do cinema há um kasbah imenso. Fomos dar uma caminhada por dentro de seus estreitos alamedas depois que o sol já tinha se posto e já estava escurecendo. Pudemos andar tranquilamente. Certo momento falei que se fosse em algum lugar semelhante em muitas cidades brasileiras não teria coragem de andar por ali naquela hora.


Essa tranquilidade de cidade do interior nos fez tão bem que decidimos ficar mais um dia em Ouarzazat. Nesses dias estava acontecendo uma feira internacional de artesanato e de noite havia uma programação cultural musical. Ficamos um dia para ver. Certificamo-nos do espírito gentil e pacífico desse povo. Muita gente vendo o grupo musical tradicional berbere e não havia pessoas bebendo nem fumando, os rapazes dançando e as moças observando com suas risadinhas discretas. Um lugar que recomendamos veementemente.


Curta nossa página no Facebook


Veja mais fotos clicando aqui


Vista do deserto de Ait BenHadou

O chá com hortelã é tradicional no Marrocos

Encantadora Ouarzazat


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page