top of page

Ronda de Málaga, a cidade sobre rochas

Saímos de Córdoba no dia 28/3 e pegamos a estrada rumo ao centro da Andaluzia, para conhecer Ronda. Fizemos uma parada técnica em Algodonales. Uma cidadezinha simpática, com uma rua principal e conhecida na Espanha pelos luthiers de guitarra flamenca.


Depois de almoçarmos as típicas tapas da andaluzia e uma caminhada para ver a cidade, conversei com o Daniel Bernal Gil, filho do famoso luthier Valeriano Bernal. Ele me falou da construção das guitarras, que no Brasil chamamos violão, me mostrou a fábrica, as madeiras, o processo de fabricação. Muito interessante a ligação que os andaluzes tem com o flamenco e tudo que é relacionado a ele.


Veja o site Valeriano Bernal


Seguimos para Ronda e na chegada nos impressionamos com os paredões de pedra e o local onde a cidade foi erguida. Fizemos o check-in no Hotel San Caytano e logo saímos para a rua. Caminhamos e conseguimos ver um dos cartões postais da cidade: o pôr-do-sol nos paredões com uma vista muito bonita da Andaluzia.


A cidade ao anoitecer se revelou bem movimentada. É muito visitada por estrangeiros e pelos espanhóis. Ruas e calçadões com lojinhas e muitas pessoas passeando. Assim como em toda Andaluzia, Ronda também tem bares e restaurantes com mesas ao ar livre e com o aumento da temperatura muitos gostam de ficar por ali.


No dia seguinte fomos andar pela cidade e gostamos muito do que vimos. Casas antigas, com influência árabe, praças aconchegantes e bem cuidadas com vistas para o horizonte e para o rio que passa lá embaixo. Há a parte alta e a parte baixa da cidade. Na parte alta fica o centro, os parques e na parte baixa as residências.


Muitos lugares legais pudemos ver na cidade. Assim como em outros lugares da Andaluzia, aqui tem os banhos árabes, mesquitas, igrejas medievais. Um lugar que nos falaram para ir é o Palácio do Rey Moro, uma construção do século XVIII, com uma escadaria até o rio e um jardim construído em 1923. A entrada custa € 4,00 por pessoa. Mas descobrimos uma outra escadaria de livre acesso que vai até o mesmo lugar e ainda tem vista para a ponte mais espetacular que já vimos. A trilha sai da Plaza Maria Auxiliadora.


A caminhada por essa trilha é uma aventura. É segura mas é preciso ter cuidado. Na parte que chega na base da ponte, onde há o rio, tem caminhos mais estreitos, então, preste atenção na pisada. Mas a vista dos paredões e da cidade de baixo com a água passando valem o esforço.


Gostamos tanto da cidade e do hotel que ficamos mais uma noite. No dia seguinte caminhamos por outros lugares e fizemos mais fotos e o tempo colaborou. O céu azul da Andaluzia é encantador. A casa do gigante, outro lugar que nos falaram que é legal de conhecer estava fechado para reforma.


Seguimos viagem carregando Ronda no coração pois é uma cidade que nos cativou. Tanto pelo clima de interior quanto pelas belezas do lugar e da simpatia da sua gente.

Para ver mais fotos clique aqui

Curta nossa página no Facebook

Muralhas da cidade

Vista da ponte fantástica

Pôr-do-sol deixa os paredões dourados


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page